Aos 19 anos, quando Clodoaldo Nascimento deu início à sua carreira de representante comercial no ramo de idiomas, e mesmo dotado de forte caráter empreendedor, é provável que nem passasse pela sua cabeça que após oito meses no cargo tivesse condições de ter sua própria escola. A década de 1990 foi decisiva na vida do executivo que hoje comanda a Yes!, rede que surgiu no Rio de Janeiro e soma 150 escolas no País. Em 1990, assumiu a gerência de uma das unidades. “Em 1991, um familiar desligou-se da empresa onde trabalhava e dispôs de capital. Sugeri a ele investir no negócio, aliado ao meu conhecimento em vendas”, recorda-se. Afinal, em apenas oito meses, havia recrutado cerca de dois mil novos alunos, batendo de porta em porta. Convite aceito, assim nascia a primeira unidade em Petrópolis, com o apoio de 15 funcionários e uma média de 500 alunos. Em 2004, o executivo já contava com seis unidades próprias espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Carioca, 45 anos, Nascimento diz ter a veia de empreendedor. Aos 12 anos, morando com os pais em Santa Cruz, resolveu buscar uma vida melhor. Para tanto, exerceu as funções de padeiro, verdureiro e açougueiro. “Fui ambulante em um mercado, semelhante ao Mercado Municipal de São Paulo. Na ocasião, trabalhava em uma barraca vendendo de frutas a legumes”, diz. Na seção de classificados de um jornal viu uma vaga de representante comercial que não exigia experiência registrada em carteira, e resolveu apostar. “Não sabia falar inglês, tampouco tinha condições financeiras para tal. Além disso, esse tipo de curso também não tinha o apelo que tem nos dias atuais”, comenta.
Foi assim que em 1988 teve seu primeiro contato como vendedor de curso de inglês, mas considerou não ter perfil para a função e pediu demissão. Reconhecendo a aptidão de Nascimento para o cargo, o gerente da área investiu no trabalho de campo, mostrando-lhe como deveria ser a abordagem junto ao público. “A partir daí, passei a enxergar as vendas com outros olhos”, afirma. A mudança de postura, acrescida da formação em administração de empresas, com MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas, consolidou a carreira direcionada para a área comercial. Convites de outras redes do ramo surgiram, entre elas a Yes!
Contornar obstáculos
A Yes! foi criada em 1972 com o foco no ensino interativo e dinâmico dos idiomas inglês e espanhol para crianças, adolescentes e adultos, incluindo os que precisam aprimorar o vocabulário parabusiness.Com a morte do seu fundador, as herdeiras optaram por vender a operação. Em 2004, Nascimento comprou a marca, assumiu a presidência e formatou a rede para enquadrá-la nas regras dofranchising, filiando-se à Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Das 27 unidades que tínhamos em regime de concessão de uso de marca, ficamos com 17, resultado da resistência a mudanças e daqueles sem o perfil exigido. Num primeiro momento isso foi um baque, mas decidimos investir em infraestrutura e modernização.
O sinal verde de que estávamos no caminho certo surgiu com a comercialização da primeira franquia em 2006 e a posterior continuidade nas vendas. Hoje, 30% dos nossos franqueados têm mais de cinco anos de casa e mais de uma escola”, comemora.
Segundo o executivo, a franqueadora da rede Yes! passou de cinco para cem funcionários, sendo que os professores e coordenadores pedagógicos são reciclados e capacitados a cada seis meses.
Faturamento
Em 2007 a Yes! foi outorgada com o prêmio de Melhor Franquia de Idiomas do Brasil. Com 150 unidades, a meta é fechar este ano com 200 unidades. “Trabalhamos com essa meta, muito embora exista grande competividade de mercado e as adversidades do atual cenário econômico tenham que ser superadas. A expansão visa à implantação de franquias em todos os estados do Brasil”, revela o executivo, que em 2010 foi eleito diretor de cursos e eventos da Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio). Em 2015, pelo décimo ano consecutivo, a Yes! recebeu o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF.
A confiança no crescimento da Yes! fundamenta-se nos números apresentados pela rede, que cresce entre 8% e 10% ao ano, gerando cerca de mil postos de trabalho diretos e indiretos. Em 2014, a marca faturou R$ 32 milhões e estima crescer 25% em volume de negócios neste ano.
Realista em relação aos números, Nascimento acompanha de perto as franqueadas, até mesmo por se considerar centralizador e perfeccionista. Apesar das frequentes viagens, ele reserva um tempo para a família (casado, tem duas filhas) e para amigos próximos. Nos momentos de lazer gosta de ler e pescar. Tímido, fica desinibido ao contar em público sua história empreendedora, que serve de incentivo para muitos franqueados.
Zulmira Felicio
Fonte: DCI