“Unificação do PIS e do Cofins pode contribuir para recuo do PIB”, diz consultor

Materia clipping

O IBGE anunciou nesta sexta-feira (28) que o PIB do Brasil apresentou queda de 1,9% em relação ao trimestre anterior.Mas a possível unificação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) deve contribuir para um recuo ainda maior do índice, diz Bernardo Oliveira, diretor da Andersen Tax no Brasil. Proposta do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de simplificar a tributação de empresas, pode levar a um aumento de até 100% no imposto arrecadado, principalmente para empresas prestadoras de serviços. Hoje essas empresas pagam 3,65% de PIS e Confins e com a unificação passariam a pagar 9,25%.

“A medida afeta principalmente as pequenas empresas, que não têm margem de lucro suficiente para absorver um aumento desse porte na carga de tributos”, diz Oliveira. “O resultado disso é que postos de trabalho poderão ser fechados contribuindo para o círculo vicioso da inflação e da estagnação econômica”.

Segundo Oliveira, esse aumento de impostos gera ainda outro efeito negativo para o governo: a perda da credibilidade junto a investidores.

A Andersen Tax é uma empresa de consultoria tributária com sede nos EUA e presença em 43 localidades em todo o mundo.

Bernardo Oliveira está disponível para entrevistas. Basta contatar a assessoria de imprensa.

Informações à imprensa

 

Insight Comunicação – (11) 3284-6147

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Claudia Izumi – claudia.izumi@insightnet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *