Brasil e EUA lançam programa em nanotecnologia

brasil e euaNa próxima semana, três eventos vão consolidar uma parceria entre instituições do Brasil e dos Estados Unidos. O Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (Cinema) busca preencher 17 vagas para pesquisadores interessados em atuar na área de Nanotecnologia para Energia Renovável em instituições norte-americanas. As inscrições já estão abertas.

O lançamento da iniciativa acontecerá em workshop, na próxima segunda (16) e terça-feira (17) no Mar Hotel, em Recife. Outros dois seminários serão realizados, na quarta-feira (18), na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

A colaboração entre Brasil e os Estados Unidos tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e sustentáveis por meio de investimentos em nanotecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa de ponta no País.

A ideia é também criar um ambiente para cooperação em pesquisa e inovação de modo a desenvolver tecnologias emergentes e revolucionárias com níveis de custo e desempenho que vão além das abordagens convencionais, usando a ciência e a nanotecnologia de novos materiais.

O consórcio envolve o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MC TI, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos (NREL, sigla em inglês) e a Universidade do Colorado em Boulder (CU-Boulder).

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *