O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, anunciou, na quarta-feira (15), que o governo lançará nos próximos dias o Plano Nacional de Exportação. A medida diz respeito a um conjunto de medidas para estimular e desburocratizar as exportações do País.
A informação foi dada após uma reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), no Palácio do Planalto, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo o ministro, na reunião do Conselho, a presidenta reafirmou seu compromisso de conferir um novo status à área de comércio exterior no País. O Plano Nacional de Exportação tem como meta atingir cerca de 30 países considerados “estratégicos” para as exportações brasileiras.
Monteiro destacou ainda que pelo menos 80% dos setores de exportação brasileiros foram consultados para a definição das linhas de atuação do plano, que também envolveu uma intensa articulação com órgãos de governo.
Plano conta com apoio do setor privado
Durante entrevista coletiva à imprensa, Monteiro enfatizou que o Plano Nacional de Exportação é resultado de uma forte interlocução com o setor privado e visa fortalecer a inserção comercial do Brasil no cenário internacional.
“As premissas desse plano foram validadas com forte representação do setor privado, que, evidentemente, é quem exporta no País. Essa interlocução com o setor privado é fundamental para o êxito do programa e, sobretudo, para esse objetivo estratégico de fortalecer a inserção internacional do Brasil”, afirmou Armando Monteiro, logo após a reunião que reinstalou o Conex.
O órgão de consulta é ligado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que formula as políticas do governo para o setor.
Fonte: Blog do Planalto