Minha Casa Minha Vida reduzirá mais da metade do déficit habitacional de Atibaia (SP) até 2016

atibaiaCom as 700 unidades entregues nos residenciais Jerônimo de Camargo I e II, e outras 780 em construção nos conjuntos III, IV e V, o programa Minha Casa Minha Vida se tornou o maior projeto habitacional já executado em Atibaia.

A cidade de 100 mil habitantes do interior paulista está entre as 300 melhores do País para se viver, segundo o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Juntos, os cinco condomínios irão atender a mais de 5 mil pessoas, reduzindo em mais da metade o déficit habitacional de Atibaia, distante 50 minutos de carro de Campinas.

“O Minha Casa Minha Vida está transformando a realidade da nossa cidade”, afirmou o prefeito da cidade, Saulo Pedroso.

Segundo ele, os conjuntos Jerônimo de Camargo III, IV e V serão entregues até o final do primeiro semestre de 2016. Metade das 700 famílias selecionadas para a entrega desta quinta-feira foi sorteada e a outra metade saiu do cadastro de moradores de área de risco, vítimas das enchentes de 2009 e 2011 e dos que estavam em auxílio-moradia.

“Este é o primeiro empreendimento do Minha Casa Minha Vida em Atibaia e já é o maior da história da cidade”, lembrou o secretário de Habitação e Interesse Social, Junior Carneiro. Entre 1980 e 2009, a cidade entregou, por meio de programas habitacionais, apenas 536 unidades. “Até o final de 2016, entregaremos quase o triplo do que foi feito em 30 anos”.

Morador desde o primeiro dia de vida do bairro Caetetuba, onde estão os novos residenciais, o o secretário de Habitação Junior Carneiro conhece muitas das famílias locais pelo nome. Aos 26 anos, ele ainda vive na comunidade e se orgulha de poder entregar as chaves aos moradores de áreas de risco, muitas delas perto de sua casa.

Acompanhamento dos moradores

Depois da mudança das famílias, a secretaria de Habitação e Interesse Social irá coordenar o Trabalho Técnico Social com os moradores dos residenciais. No primeiro momento, trabalhará na gestão do condomínio com eleição de síndicos e a implantação de regras de convivência. A ideia é acompanhá-los por um ano até que o conjunto tenha autonomia e gestão própria.

Mais à frente, a prefeitura irá oferecer cursos profissionalizantes focados na geração de renda para os moradores. “O cronograma será criado diretamente com as famílias. Temos muita demanda de hotelaria em Atibaia. Podemos oferecer cursos nesta área. A proposta é que estes cursos tenham eficiência na geração de renda”, concluiu Junior Carneiro.

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *